sexta-feira, 27 de junho de 2014

A Maldita Condução

Desde quando ser menos abastado virou sinônimo de falta de educação? Depois de algum tempo sem pegar ônibus, resolvi dar uma trégua pro meu bolso e peguei uma "condução" para o trabalho. 

Fiquei estarrecido com o volume que as pessoas falam uma com as outras no ônibus. O volume dos fones de ouvido, então, nem se comenta. 

Mas o que mais me chama a atenção é a falta de cuidado com o outro. Pessoas que estão dividindo o mesmo espaço que você. Seja pelo volume da voz ou do sei fone de ouvido, mas principalmente pelas bolsas, mochilas e sacolas. 

Perdi as contas de quantas vezes fui açoitado por alças ou tive que ajeitar meu cabelo porque alguma bolsa resolveu desalinhar a divisão do meu cabelo partido especialmente de lado para um dia de treinamento corporativo. 

Eu ando de mochila pra cima e pra baixo. O homem moderno não tem mais apenas a carteira e as chaves para carregar. Temos celulares, baterias extras, cabos, fones de ouvido, caderno de anotações entre outras coisas. E eu sempre tomo o cuidado para que minha facilidade não se torne um incômodo para outras pessoas. Ocupo uma cadeira com minha mochila apenas se há outros lugares disponíveis no ônibus, por exemplo. 

Mas essas situações  de  hoje me incomodaram tanto, que precisei escrever para desopilar meu fígado (risos). Um post rápido, quase indolor, tirando meu joelho que foi acertado por uma mochila que, sem dúvida, tinha pedras de granito em seu conteúdo. 

Pronto, falei. 

No iPod, Paula Cole canta Pearl. 

14 comentários:

  1. Menino....

    Sem discursos políticos, porque eu simplesmente não acredito em política: Estamos vivendo em épocas onde o individualismo é tão gritante que estamos esquecendo que nosso espaço só existe se reconhecermos o espaço alheio. Da alta classe à favela vejo pessoas que se esquecem que para ter seu espaço respeitado é preciso respeitar o espaço alheio. Tempos onde a minha vontade é soberana. A vontade do outro é apenas um detalhe que deve passar desapercebido. Tempos muito estranhos, mas tempos que permitem uma reflexão como a sua e de tantos outros que se incomodam com a falta de consideração.
    Linda revolta!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. ah, faz muito tempo que boa educação deixou a mesa de todos os brasileiros, ricos ou pobres, afinal quem tem carro tb não deixa de ser mal educado no transito não é? achando que a rua pertence somente a ele? é uma crise generalizada, meu amigo, generalizada.

    ResponderExcluir
  3. Ando espaços curtos mas ando com frequência em transportes públicos- sei bem do que está falando-
    até nas saídas dos elevadores podemos ver isso - quem os está esperando dificilmente acredita que tem alguém dentro querendo sair!

    ResponderExcluir
  4. Respeito ao próximo, que é bom, anda muito em falta. Mas a simples falta de educação caseira explica muito dessa situação...

    ResponderExcluir
  5. cada vez mais os brasileiros estão mais mal educados!

    ResponderExcluir
  6. Difícil lidar com mau educação!

    ResponderExcluir
  7. Estive ausente estes dias querido amigo, viajei pro sertão, curtir um pouco de forró, quentão e o cafuné de familiares distantes! Agora já voltei pra casa em clima de Copa! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Rapaz, mas se você olhar bem vai ver que mesmo andando de carro, as coisas tem um tempo que andam meio selvagens. Eu sempre brinco que você pode "conhecer" uma cidade pelo seu trânsito...

    Mas como foi bem comentado aqui, hoje vale o individual, está bem para mim, dane-se o resto! Eu sempre usei mochila, eu gosto de usar mochila, mas sempre me preocupei em tirá-la do ombro, deixá-la de forma mais fácil... mas já levei muita bordoada também.

    Enfim, espero que o final de semana tenha sido muito bom e compensado essa "aventura".

    Abração

    ResponderExcluir
  9. Caro MENINO QUE VOA E É EDUCADO, achei perfeita sua colocação " eu sempre tomo o cuidado para que minha facilidade não se torne um incômodo para outras pessoas". Deveria ser assim com todos, a nossa liberdade e nosso conforto deveria ser proporcional ao desconforto e dificuldade para o outro! parabens pela reflexão!

    ResponderExcluir
  10. Sabe.. eu não ando de ônibus faz um bom tempo... Mas tomo como base não o interior deles, mas a grande maioria dos ambientes públicos em que vivemos. Esse respeito que temos pelos outros, não faz parte da cultura brasileira, infelizmente. Meu pai, foi internado na UTI de um grande hospital há quinze dias atrás, e tive que pernoitar ao lado dele, sentada numa cadeira, pois se trata de idoso, e precisa de um acompanhante. Sempre tive o conceito de que nas UTIs são internados os casos mais graves, que precisam de um repouso especial, e que o monitoramento dos pacientes é especial. Mas não foi o que encontrei. Os enfermeiros, atendentes, pessoal da limpeza, incluindo os médicos, não tinham o mínimo de respeito para com os pacientes alí internado, pois cantavam, falavam alto, discutiam e conversavam como se estivessem num salão de beleza, batendo, derrubando coisas como se não tivesse ninguém na ala... Além dos "pi-pi-pi" das máquinas de monitoramento que castigam os ouvidos dos que não estão em coma, o vozeiral era um incômodo tão grande, sendo impossível qualquer paciente repousar como devia. Não consegui sequer ler um livro, ou meditar sobre qq coisa e muito menos ouvir a TV que ficava ligado direto, mas não se entendia nada não porque estivesse em volume reduzido, mas totalmente abafado pelas conversas e risadas... Isso demonstra bem a questão da individualidade pois eles estavam tentando passar o tempo de trabalho deles melhor, mas não pensavam nos pacientes e seus acompanhantes... Sou descendente de japoneses, e somos ensinados desde pequenos a respeitar o outro em primeiro lugar. Não deixar sujo para o outro usar, aquilo que usamos... ou não incomode os outros de forma alguma... ou não faças aos outros o que não queres que te faças!!! Pensando neste último, imagina colocar um REQUIEM de MOZART no ultimo volume dentro do ônibus que voce não sai vivo... infelizmente, é essa a nossa cultura... Sinto imensamente por isso, meu amigo! Muito legal o seu texto!!

    ResponderExcluir
  11. A velha história: nossa liberdade vai até onde começa a do próximo, nzé? Infelizmente boa educação não faz parte do currículo de muita gente aêêê!!! Hugz!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo teu blog!

    Vem conhecer o meu:
    feitaparailetrados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Curti os textos...

    To me arriscando a escrever também, podem ler e opinar?

    ResponderExcluir
  14. isto está na moda no mundo contemporâneo querido ... educação passa longe ...

    ResponderExcluir