sexta-feira, 20 de junho de 2014

A Beleza Necessária

Recentemente, um amigo chamou a minha atenção quando troquei minha foto de perfil do Facebook. Nela, uso uma peruca longa, meio hippie, meio descabelada, com óculos escuros, boné e, de quebra, não estou sorrindo na foto. Foi quase que instantânea a reação dele que pipocou com um "que foto é essa?" No meu whatsapp (preciso falar desse aplicativo, depois. Me lembrem!) seguido de um "pare de se enfeiar".

Jelipir - rebatizado aqui por mim para preservar sua identidade original - acabou fazendo que eu me confrontasse com uma das realidades que sou inserido: a da beleza necessária. Quem seriamos nós, nas redes sociais, se não fosse essa tal beleza? Fotos de perfil, imagens de capa e tudo o mais que estão nas redes sociais acabam por criar uma imagem errada de quem somos na realidade. 

Existe uma prioridade em estar bem. Falsa, porque é apenas a necessidade de mostrar que está bem. Que está curtindo um bom prato, em um bom restaurante, em boas companhias.

É quando alguém nada contra a maré. Publica uma foto sem sorrir ou com tons mais escuros. E aí, vamos a exacerbação da "preocupação". Mensagens instantâneas aparecem em série. Como se uma imagem negra fosse um pedido de socorro, uma pedido de ajuda. 

O mais incrível é que, a grande maioria dos meus contatos, tem meu telefone. Meu whatsapp. Outros meios de mensagens. Pouquíssimos tiveram a  dignidade de ligar para sondar se tudo estava bem. Muitos, apenas comentaram o post com um "você está bem?". 

Até, eu até pensava que me abstinha desse conceito da Beleze Necessária. Quem me acompanha por outros meios que não seja o blog, conhece a minha fama de fazer careta, dar língua - muito antes de Miley Cyrus transformar isso em sua marca registrada - usar mascaras ou postar fotos horrendas criadas a partir de aplicativos do celular, sem ser uma tentativa de nadar contra a maré. É apenas para me divertir. 

Contudo, parece que muita gente se irrita com isso. Como se a publicação de uma imagem que não necessariamente exacerbe o que eu tenho de bom seja uma afronta a essas pessoas. Mas eles falham em perceber que, na verdade, estou apenas me divertindo. 

Contudo, não estou livre dessa necessidade de aceitação generalizada através de uma foto que mostre meus lábios carnudos, dentes brancos, sorriso perfeito, olhos sem marcas de expressão. Mas não. A Beleza Necessária é tão inebriante que, diante de uma imagem manipulada para que vc se pareça com um zumbi, um vampiro ou um lobisomem, as pessoas apenas riem para depois dizer o quanto você é bonito abaixo de toda aquela maquiagem. E eu gosto disso, também. 

Embora tenha parecido uma apologia à mim mesmo, esse última parágrafo, acreditem, não é. Não vou dizer a vocês que me sinto horrível, mas estou longe de me achar a ultima bolacha do pacote ou a ultima coca-cola gelada do deserto. Meu espelho tem sido cruel comigo nos últimos anos e essas palavras dos amigos servem de afago para meu ego, já tão machucado por tantas coisas que permeiam minha vida. 

(Aproveito aqui, para agradecer a cada um deles, publicamente, pelas palavras de carinho que recebo aqui, no facebook, twitter, instagram e todas as outras mídias que estou inserido.)

Enfim, a cada post que lemos ou acompanhamos, vemos a exacerbação das qualidades físicas enquanto percebe-se, a cada dia, que os defeitos são escondidos a sete chaves, nas redes que priorizam apenas o bem-estar, em detrimento da realidade da vida.

Queria ser diferente. Postei alguns textos do blog lá no Facebook. Mas não deu audiência. Então, resolvi não tentar mais aliar um e outro. O Menino blogueiro é diferente dO Menino do Facebook. 

Se é assim que tem que ser, que assim seja. 

No iPod: 2 Unlimited me leva de volta ao passado com Magic Friend. 
No iPad: Mais um episódio assistido de As Panteras. Estou terminando a terceira temporada. 

15 comentários:

  1. Atualmente o culto à beleza é algo q me constrange ... é o q conta e o q importa, mesmo sendo efêmera. Tenho pena desta geração, como vão lidar com isto qdo a idade chegar ... e como chega rápida ... qdo os músculos sarados despencarem, os botox virarem bolas, as tatoos dos ombros forem para os cotovelos ... enfim ... o q conta é o dia de hoje, a maioria não tem massa cefálica alguma para ter uma visão mais critica ... Não sou uma obra prima, mas longe se mim me achar uma coisa feia ... afinal, o q tenho de sobra é massa cinzenta ...
    Muito boa a sua reflexão e muito bem contextualizada ...

    ResponderExcluir
  2. As pessoas gostam de padrões e quem acaba por fugir deles se torna vítima disso. Sinceramente este culto a beleza é nojento porque o que pode ser belo para um não necessariamente tem que ser para outro.

    Outra coisa que vejo também é essa necessidade de ter que estar sorrindo, mostrando o tempo todo que sua vida é igual ao de um comercial de margarina quando todos temos nossos altos e baixos e quem mostra esta vulnerabilidade já se torna o chato!

    Adorei seu texto. Beijos meu querido.

    ResponderExcluir
  3. Um a época da minha vida eu e alguns amigos que faziam teatro tirava-mos fotos que denominamos "não estou nem ai com a câmera" fosse nos dias de hj postadas em redes sociais tornariam-se polemicas. Poucos sabem que a beleza não é perfeição muitas vezes é a falta dela, por exemplo uma pessoa que é baixinho, barrigudo, careca , cabeçudo, tem braço curto pode ser feio mas essa é a descrição de um Bebê .

    ResponderExcluir
  4. É impressionante como as Ditaduras da Alegria e da Beleza Externa regem nossas vidas de maneira cruel, aviltante. Os padrões estabelecidos também são engessadores. Eu, particularmente, não sigo rótulos, eles nos restrigem, nos podam, nos impedem de crescer e de mostrarmos a nossa real beleza, a nossa essência, impedem o divertimento. A vida é feita de sorriso, de choros, de vários momentos, bons e maus, o bem e o mal convivem, a beleza não é a perfeição, até porque a perfeição é uma utopia. Adorei seu texto.

    ResponderExcluir
  5. Respondendo ao seu comentário, sim é uma tentativa de enxergar algum momento feliz no dia por 100 dias consecutivos, confesso que estou achando isso bem difícil, principalmente, hoje. E acredito que seu post tem a ver com o que estou postando, mas no meu caso é muito mais uma auto ajuda do que um parecer feliz para os outros, mesmo porque a cada dia que passa fico mais descrente com o mundo. Aí, aí, viu porque eu preciso do #100happydays? Rsrss

    ResponderExcluir
  6. Em cada espaço somos um "alguém" diferente, não por falsidade, mas pela oportunidade de conseguir se abrir ou não. E tem espaços que não é muito atraente grandes aberturas! ;)

    dentrodabolh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Grandes verdades, o que você escreveu! E olha que nem preciso botar nada "soturno" - basta uma foto sem estar sorrindo que já chovem as reclamações. Pior: perguntam-se uns aos outros se eu estou bem, não a mim mesmo! rsrs

    Bj

    ResponderExcluir
  8. De que adianta uma fina estampa, bícpes marombado ou coxas torneadas se as idéias estão atrofiadas?!? Meu "ponto G" será para sempre nos ouvidos... hehehe! Hugzão!

    ResponderExcluir
  9. Aninações: respondendo sua pergunta, sou bem do tipo Disney/Pixar, mesmo - não conheço a turma oriental (mangás, animes) nem sei se me atraio pelo "setor". Também adoro sci-fi. Animações e efeitos especiais são o que me levam ao cinema, geralmente. Namorido me arrasta pra ver outras coisas (e também gosto - mas se for por conta própria espero romances e afins passarem "na tv").

    ResponderExcluir
  10. Quando voce chegar à minha idade voce verá que a opinião alheia sobre sua aparência deixa de ter tanta importância. Voce verá que o que faz parte da sua personalidade e de seu caráter (e dos outros tb) tem muito mais valor pra voce mesmo, do que para as outras pessoas... Voce verá que ser voce mesmo exigirá de voce ter que olhar os outros com olhos menos exigentes e menos críticos e que mesmo os olhares mais exigentes e mais críticos não conseguirão enxergar você como de fato você o é . Voce verá que a correria do dia a dia, rouba da gente, o tempo que dispúnhamos para nos dedicarmos aos nossos amigos, e que o fato de não nos dedicarmos tanto a eles agora, não os torna menos importantes em nossas vidas. Voce verá que os verdadeiros amigos, estarão presentes em sua vida, quando você mais precisar deles, e quando você de fato precisar, você saberá recorrer a quem realmente poderá lhe socorrer nos desafios que estiver enfrentando.
    Por isso, na minha idade, não julgo ninguém por fotos postadas, ou por posts de “auto ajuda”, ou por qualquer coisa que se poste. Pra mim, os posts, as fotos, não refletem os meus verdadeiros amigos porque eu os enxergo da forma como eu os conheço e da forma como minha amizade com eles se conecta.
    Me divirto com as redes sociais como me divirto quando ando nas ruas e fico observando as pessoas e imaginando o que se passa na cabeça de cada uma, tomando como base as atitudes que elas tomam diante das coisas. Nesse momento, percebo que cada um tem sua estória e que qualquer coisa que eu pense, não é absoluta e não tem a mínima importância para eles..
    Foto preta, foto amarela, foto de careta, não implicam jamais na forma como te vejo... As fotos refletem momentos, e os momentos são inconstantes porque nossos desafios diários também o são, mas o que somos de verdade, nos é absoluto, mas o que os outros pensam da gente é relativo.
    Continue sendo do jeito que voce é... simples assim!
    Te amo! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Em tempos de beleza toda a feiúra será castigada! Ai de ti se me fizeres lembrar o feio que habita em mim e tento disfarçar a qualquer preço!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHH!!! "Dragão 2" é supimpástico!!!! Assista assista assista assista hoje mesmo e num IMAX (mesmo que dublado)! Um raro exemplo de uma sequência que supera o original!

    ResponderExcluir
  13. Olá... mas que tenso seu mapa aquático, menino. Sobre o post, o Facebook dá esse espaço pra pitacos... a graça disso tudo é poder dar um block seco. :-)

    ResponderExcluir
  14. Querido, o senhor sabe que eu sou o mestre de nadar contra a maré neste assunto de fingir que tá tudo bem né? Eu digo, tem hora que cansa e a gente começa a fazer o que eles fazem. Calar-se e mentir. Construir um personagemzinho porque cansou simplesmente de ouvir que vc quer somente chamar atenção. Eu, por exemplo, cansei mesmo!

    ResponderExcluir