quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Sobre o Dialeto Fluminense


O Vapes, agora de manhã, resolveu me dizer que o Manezês está no Wikipédia como um dialeto originário do sul do Brasil, uma forma específica de falar do nativo de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Brasil.

E eu resolvi ler o artigo. Achei interessante, pois é baseado numa publicação real, da Universidade de Santa Catarina (clique aqui). Mais ainda, por fazer referência a outros "dialetos" da língua portuguesa do Brasil: Caipira, Fluminense, Cearense, Brasiliense, Baiano, Gaúcho, Manezês, Mineiro, Nordestino, Nortista, Paranaense, Paulistano, Sertanejo e Sulista.

Eu nem sabia que existiam tantos dialetos aqui no Brasil, mas sempre admirei e gostei das diferençar existentes na nossa língua, até hoje conhecida por mim por "regionalismo".

Eu ACHO que o Wikipedia (re)definiu o regionalismo como dialetos e ficou desse jeito.

Uma característica, entretanto, me saltou aos olhos no dialeto Fluminense. Segundo a própria Wikipédia (clique aqui), ele "apresenta uma estrutura fonológica dificilmente encontrada em outras regiões, sendo algumas de suas características peculiares o "r" aspirado no final de sílaba e a abundância de ditongos e de fonemas palatais fricativos, em detrimento dos sibilantes".

(pausa para releitura!!!)

Aí eu pensei, imediatamente: "preciso postar isso" porque minha cara de interrogação foi substituída por uma gargalhada e uma vontade de lembrar, dos tempos da faculdade, que diabos eram "fonemas palatais fricativos" e "fonemas sibilantes".



Divirtam-se.....

6 comentários:

  1. Lendo o texto me lembrei de vc me perguntando:
    Voce falou com seus pais hoje né? Com esse sotaque todo, só pode!
    Sabia!

    Pois, pois :) Adorei tobém!

    hugs

    ResponderExcluir
  2. gente, r aspirado no final de sílaba é ótemo... deve ser que nem uma professora minha fazia e a gente ficava imitando na faculdade hahahahahah adoro

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai ai...
    Se quiser, liga pra mim, me ouve falar e vc vai saber tudo isso, hahaha
    Se bem que eu ainda acho que não tenho sotaque algum.
    Eu falo igual nos telejornais da Globo, oras, rs...

    ResponderExcluir
  4. Esse dialeto Fluminense... seria o carioquês?

    Porque... io Carioquês só se fala na Cidade do Rio de Janeiro...

    Muito confuso isso! hjauahuhauahaauhauh!@

    Beijão!

    ResponderExcluir