quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Sobre o Dialeto Fluminense


O Vapes, agora de manhã, resolveu me dizer que o Manezês está no Wikipédia como um dialeto originário do sul do Brasil, uma forma específica de falar do nativo de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Brasil.

E eu resolvi ler o artigo. Achei interessante, pois é baseado numa publicação real, da Universidade de Santa Catarina (clique aqui). Mais ainda, por fazer referência a outros "dialetos" da língua portuguesa do Brasil: Caipira, Fluminense, Cearense, Brasiliense, Baiano, Gaúcho, Manezês, Mineiro, Nordestino, Nortista, Paranaense, Paulistano, Sertanejo e Sulista.

Eu nem sabia que existiam tantos dialetos aqui no Brasil, mas sempre admirei e gostei das diferençar existentes na nossa língua, até hoje conhecida por mim por "regionalismo".

Eu ACHO que o Wikipedia (re)definiu o regionalismo como dialetos e ficou desse jeito.

Uma característica, entretanto, me saltou aos olhos no dialeto Fluminense. Segundo a própria Wikipédia (clique aqui), ele "apresenta uma estrutura fonológica dificilmente encontrada em outras regiões, sendo algumas de suas características peculiares o "r" aspirado no final de sílaba e a abundância de ditongos e de fonemas palatais fricativos, em detrimento dos sibilantes".

(pausa para releitura!!!)

Aí eu pensei, imediatamente: "preciso postar isso" porque minha cara de interrogação foi substituída por uma gargalhada e uma vontade de lembrar, dos tempos da faculdade, que diabos eram "fonemas palatais fricativos" e "fonemas sibilantes".



Divirtam-se.....

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Pensando Alto (ou Voando Alto)


Eu navego pelos blogs Brasil (e mundo) afora, achando coisas interessantes para ler, pessoas que gostam e sabem compartilhar seus pensamentos. Que curtem escrever e desabafar.

Muitas vezes acho graça ao saber que as pessoas têm o mesmo pensamento que eu, mas muitas vezes não o colocam pra fora por receio de ser mal interpretado pelas pessoas com as quais tem convívio social.

Nessas andanças, recebi por e-mail uma dica: "Pensando Alto (ou Voando Alto)" é o blog do Vitor Fernandes. Ele resolveu voltar pra esse mundo blogueiro depois de perceber que as pessoas têm opiniões diversas, as compartilham e são abertas a críticas e sugestões no momento que "jogam pro cosmo" suas idéias.

Recebi um e-mail dele, pedindo pra visitar e, como forma de levantar sua moral e servir de incentivo, comentar em seu blog.

Estou fazendo minha parte dando mais uma Dica dO Menino, com o blog Pensando Alto (ou Voando Alto). Espero que vocês gostem!

sábado, 22 de novembro de 2008

Nostalgia Gastronômica (Bebelu)


Passei pela região do Tatuapé esse dias... mais especificamente pelo Metrô Tatuapé. Era uma sexta-feira imprensada no feriado do dia anterior, mas a estação estava O INFERNO de sempre. Cheia, com pessoas de gosto duvidoso e cabelos ensebados. Ay Díos, o que esse povo passa no cabelo? Clara de ovo? Porque fica com uma aparência tão estranha que me dá medo, misturado com nojo e repulsa. Pra mim, vai sair um bicho dali de dentro. (FOCO, Menino!!!! Foco no post!!!!)

Enfim... lá estava eu no inferno supramencionado (o elemento de formação de palavras supra-, que exprime a ideia de superioridade ou excelência, liga-se por hífen ao elemento seguinte quando este começa por vogal, h, r ou s), quando eu vi um anúncio gigante dizendo que o melhor sanduíche do Brasil estava no Boulevard Tatuapé.

Pela marca, reconheci a lanchonete que tanto eu amo, que eu ia todas as vezes que tinha oportunidade quando estava em Fortaleza, capital do Ceará. Nem pensei duas vezes, me joguei na praça de alimentação do boulevard (???) e lá estava o coração amarelo circunscrito em vermelho. Uma marca que me traz excelentes lembranças de uma das melhores capitais do nordeste desse Brasilzão de meu Deus.

Olhei rapidamente e percebi uma leve estilizada no cardápio. Creio que para concorrer com o já disputadíssimo mercado de fast food na paulicéia. Novos lanches, promoções que se pede pelo numero, entre outras coisas. 

Pedi um delicioso Picanhasco. Para os mais afoitos, que não deixaram o trocadilho em paz, eu explico: é um hamburguer de churrasco de picanha, tá?. Calmaê!!!! Esse é um blog de família! Er... quase... pelo menos.

Enfim... me deliciei com o sanduíche que, de tão bom, fez-me (com próclise e tudo!) sentir de novo da Praia de Iracema, numa nostalgia gastronômica de dar inveja. O suco de laranja, batido na hora, com gelo, sem açucar estava maravilhoso. Escrevo aqui e deu, de novo, água na boca. E as fritas não deixaram nada devendo ao McDonald's e Burguer King. Talvez menores, mas igualmente saborosas e crocantes. Mas a estrela do show foi mesmo o sanduiche. Bem feito, deliciosamente temperado com alfaces e tomates de verdade, ao invés das imitações de plástico do meu amado Mac.

Gostei tanto desse sentimento nostálgico, que depois de me jogar numa aula de Power Jump (pulei feito DOIDO!), chamei meu amigo Airborne para conhecer o lugar. Parece que ele aprovou! Quero levar meus amigos para conhecer. Afinal, é do Brasil, é do Nordeste e eu recomendo mesmo. Ah! O atendimento sorridente é uma diferença que conta. NÃO EXISTE essa de "aceitaria um sundae megamix ultra plus de chocolate com castanhas do norte da índia por mais trinta centavos?". Eles, simplesmente, te deixam à vontade para escolher num cardápio bastante variado.

Dica dO Menino
Bebelu Sanduíches - Sabor no Capricho 
1. Loja Paraíso - R. Dr. Rafael de Barros, 64
2. Loja Boulevard Tatuapé - praça de alimentaçao do 3º piso

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Atraso Não Dá Ibope


Eu sei que eu to longe faz uns dias, mas eu tava trabalhando. Virei duas noites, encontrei uma amiga querida e ainda tivemos tempo de jantar num bistrot super arrumadinho.

Mas eu ainda to cansando e DOIDO de vontade de contar mais histórias do Chander, que causou polêmica no seu primeiro post aqui no DDB!

No mais, tenho tido papos BEM legais com o Serginho (do Justo & Digno) e o Paulo (do Cantinho Escuro) por MSN! Às vezes, o autor do Confissões a Esmo aparece também, mas falamos super pouco.

To atrasado com o post sobre o show da Vovó Lauper no Via Funchal e a maratona Star Wars que fiz em casa com a cara-metade (como fala o Airborne!).

No mais, tudo bem. Andei dodói, ms já tô be melhor, pelo menos do meu descompasso interno (uma discussãozinha entre meu estômago e meu intestino - quem se f0d3 sou eu, né?).

Hoje preciso ver episódios 03 a 07 da 5ª temporada de Desperate Housewives. To atrasado pra KCT... e eu nem comecei a ver a 8ª temporada de Smallville. Ou seja, tô ferradasso de atraso!

Enquanto isso,  no iTunes, Carrie Underwood canta Some Hearts, no melhor estilo Country moderninho!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Taylor Swift - Fearless


Eu sou um consumidor frenético de nomes que as pessoas mal conhecem. Falou um nome estranho de uma cidade do Cazaquistão que tem um som legal, eu já procuro pra conhecer. Isso vale para estilo batidos, também, como o sempre romântico Country americano (nada parecido com o brasileiríssimo Sertanejo).

Sou fã, desde 1998, de Edwin McCain e, quem me conhece pessoalmente, sabe que ele embalou meu Reveillon em Paris esse ano.

Assistindo Ellen DeGeneres ontem pelo youtube (no Brasil, os episódios chegam com atraso), conheci Taylor Swift, uma garota de 18 anos, dona de uma voz poderosíssima, que faz a linha Avril Lavigne da Country Music (compõe, toca, canta etc).

Ex-namorada de um dos The Jonas Brothers (os mais novos abençoados Disney, no filme Camp Rock), ela deixou BEM claro que sabe o que quer... e não brinquem com seu coração.

Indagada por Ellen sobre o fim de sua relação, ela disse, para quem quisesse ouvir, que ela encontraria uma pessoa muito boa. E que, no futuro, nem lembraria daquela pessoa que terminou tudo com ela por telefone em 25 segundos, quando ela tinha apenas 18 anos.

A platéia foi abaixo e Ellen, boquiaberta, ficou sem fala.

A guria tem atitude!!! Imaginei que era escorpiniana, mas pelo IMDB (Internet Movie DataBase), ela é de 13 de Dezembro, uma sagitariana! (you go girl!!)

Seu novo álbum, Fearless, foi lançado 11 de Novembro, durante o programa da Ellen e, garanto, está delicioso, pra quem gosta do estilo.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Olhos de Sangue: No Metro


Já era noite há algumas horas. Chander havia saido da aula de natação havia pouco tempo e rumava para casa. Estava, como sempre, de bermudão, camisa larga e chinelos, andando desapercebido do tempo, olhando as pessoas, observando os carros e ouvindo suas músicas.

Decidiu parar um pouco, antes de entrar na estação do metrô para observar o  movimento de pessoas na rua. No baile, dançado ao som de buzinas e motores. Pessoas falavam dos mais variados assuntos e ele ouvia apenas pequenos trechos, tentando imaginar de onde e para onde aquelas conversas iriam.

Se pegou observando um grupo de rapazes que atravessavam a rua e, quando mais estava desligado, um deles o olhou e comentou com o outro: "Como estava cheio de VIADO lá, não?" E saiu gargalhando, junto com os outros.

Chander virou-se, tentando controlar sua raiva. Tentando manter um pingo de razão. Seu corpo permaneceu inalterado, mas sua mente já fervilhava com emoções conflitantes. Não sabia se tinha raiva de si mesmo, por ter sido descoberto entre todas aquelas pessoas, ou daquele infame, que havia cupido em sua cara uma palavra que sempre lhe soava como xingamento.

Começou a andar, observando os rapazes que riam e desciam as escadas rolantes. Seu ódio aprofundou-se tanto e, assim, desejou que o infame caisse. Desejou com tanta força que ele se desequilibrou e caiu. Escada abaixo, rolando feito fruta podre em final de feira.

Seus amigos estavam em choque, sem saber o que fazer, enquanto a fétida criatura jazia imóvel no chão. 

Chander se aproximava, aos poucos, no ritmo lento da escada rolante, observando tudo com um pouco de satisfação. Chegou a esboçar um sorriso melancólico. Os amigos do famigerado ainda em choque cobriam as próprias bocas e andavam de um lado para o outro, sem nexo, sem noção.

Chander aproximou-se um pouco mais e abaixou-se. Percebeu que do fruto podre, ainda de bruços, não saía sangue e que ele estava desacordado. Segurou sua nuca e gritou para um dos amigos "Chamem o resgate, ele está vivo".

Minutos depois, já com o colar cervical colocado, o pútrido acordou. Chander estava ao seu lado. Os socorristas faziam todos os procedimentos e sabiam que sua ajuda havia sido essencial. Havia imobilizado o pescoço que o famigerado havia quebrado na queda. Sem sua ajuda, o mesmo rapaz que o havia intimidado com palavras e ações haveria morrido. Chander apenas esperava que ele abrisse os olhos levemente para sussurrar, sem pressa: "Calma. Está tudo bem. Mas você agora vai viver com a lembrança eterna de que foi um VIADO que salvou sua vida".

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Revelação


NUNCA escove os dentes enquanto lê Calvin & Haroldo. Pode ser prejudicial...


...para o livro

domingo, 9 de novembro de 2008

Kylie X 2008


CHEGUEI!!! E estou em êxtase. O show foi INCRÍVEL. Kylie Minogue estava linda, o som estava perfeitamente equalizado, o público era educado (desconsiderando as latas, garrafas e sacos plásticos que o povo deixou na entrada do Credicard Hall). Só fiquei PUTO porque, da altura dos meus 1m70, fiquei a ver braços com câmeras ao invés do show, já que o palco do CH tem 1m50 de altura. Mas relevei isso logo em seguida e me pus a dançar e ver algumas coisas pelo telão.

De vez em quando, eu começava a pular loucamente e via a Tia K no palco. Mas minhas panturrilhas não agüentariam os 120 minutos de show "pererecando". Vapes teimou em tentar chegar um pouco mais perto do palco, mas consegui se posicionar apenas uns 5m à frente. Depois que o show havia começado, consegui chegar perto dele.

Ficamos tentando ver as mudanças que ocorreram nas performances da Tia K, depois do roubo no hotel, na Colômbia, e da perda das bagagens pela Cia Aérea, na Venezuela (as malas foram para Valencia, ao invés de parar em Caracas). Muitos dos figurinos foram roubados e a "aranha roxa" nem apareceu!

Acho que, por causa da estrutura do CH, ela também não apareceu apoteótica, numa teia gigante do fundo do palco. Nem cantou um set inteiro que havia na programação e que ela já havia feito no tour da Europa.

Mesmo assim, estar alí, no meio do povo gritando as letras das músicas (em show, ninguém canta, ne?) e, principalmente, ver Vapes se divertindo MILHÕES, mesmo no calor dos infernos que estava na noite já valeu a pena!!!

Depois eu compro o DVD do show em Londres (sai dia 01 de Dezembro) e vejo TODO o show a menudo. Por enquanto, fico com algumas lembranças MUITO BOAS do show e das Cias: Vapes, doidão com as músicas e interagindo com pessoas que ele NEM CONHECIA; Airborne, por compartilhar do humor irônico e do maravilhoso bom humor; e Bomberbinis, porque ele não queria estar no meio de todo mundo, nem do calor, mas não reclamou e se divertiu igual.

Pérolas da Noite:
(1) antes do Encore (bis)
Airborne: Ela não vai voltar.
O Menino que Voa: calma, a tia tá descansando e tomando uma água. Ja tá velhinha, né?
Alguém que eu não conheço: ...e escapou de um câncer.
TODOS: [risos macabros]
O Menino que Voa: maldade... você foi muito mal
TODOS: mais risos

(2) ainda antes do Encore
Airborne: Será que ela só vai cantar mais uma?
O Menino que Voa: [vira-se pro telão e faz cara de bebê chorão] aaah tia!!! Canta mais ONZE? Brigadu! 

(3) No final, pedaços picados de papel alumínio dourado voavam por todo o CH
O Menino que Voa: socorro!!! Mataram as bichas q estavam lá na frente e estão jogando os restos mortais em nós!!!

(4) No carro, indo embora
O Menino que Voa: tem um pedaço de papel alúminio nas suas costas. Que nojo!
Airborne: tira isso daqui! tira isso daqui! tira isso daqui! [referindo-se aos "restos mortais"]

A TEMPO
A gente até pensou em ir pra Buenos Aires pra ver mais uma vez o show, dessa vez em camarote VIP. Mas a grana está curta. Não vai dar! Que pena... mas eu compro MESMO o DVD e faço sessão especial "sing along" e "dance along" aqui em casa. Alías... o Airborne tem o DVD do tour Showgirl e a gente Já pode fazer isso!

sábado, 8 de novembro de 2008

Epa! É Hoje!


Vou ver Kylie... depois eu conto...

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Finais (in)Felizes dos Desenhos Animados (parte 01)


Vou começar uma série aqui, contando o que aconteceu depois de todos os "perrengues" que nossos personagens prediletos das histórias em quadrinhos e desenhos animados passaram. Antes de jogarem pedra, o objetivo aqui é SIMPLESMENTE divertir e exercer a capacidade criativa. Se tiverem sugestões, por favor MANDEM.

He-Man
A Feiticeira é morta pelo Esqueleto, quando Zoar (sua forma de águia) é acertada por um raio que sai do cajado dele. Nesse momento, Tee-La lembra-se de todo o seu passado e, para vingar a mãe, assume o manto de Guardiã do Castelo de Grayskull.

Duncan (Mentor), pai adotivo de Tee-La, se assume gay e passa a viver com Randor, rei de Etérnia, pai do Príncipe Adam.

Marlena - rainha de Etérnia, ex-astronauta terráquea - decepcionada com o marido, volta para o planeta Terra e faz sucesso como "costume designer" em Holywood.

Gorpo e Drieli resolvem, finalmente, se casar e adotam Yukas. Gorpo recuper seu amuleto mágico e se torna um poderoso feiticeiro, conselheiro dos reis Randor & Duncan.

Toda a ferocidade do Gato Guerreiro é substituída por um amor incondicional a Panthor, ex-aliado do Esqueleto, que cansado de ser mal tratado pelo caveira, resolve assumir que é fêmea e vivem felizes para sempre.

Tee-La se declara para He-Man, que resolve mostrar quem realmente é (Adam). O tiro sai pela culatra, pois Tee-La se irrita com o segredo de Adam e o bane do castelo.

He-Man, então, resolve casar-se com Frosta, amiga da sua irmã She-Ra, de Etéria. Mas antes, resolve acabar de vez com o Esqueleto, desmontando-o em 235 pedaços diferentes. Lacra cada um dos pedaços em caixas de Eternium e as joga no fosso sem fim do castelo de Grayskull.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Meme


Eu passei pelo blog do Thiago Gagante e ele me tatuou com um MEME. Eu nem sou muito de responder essas coisas. Sou conhecido como "a pessoa que quebra correntes", mas resolvi entrar na brincadeira. Mas mudei as regras... não vou passar, nem dar créditos e, quem quiser, copia e põe no próprio blog. (risos modelo Cruella Cruel!!!)

Meme:
1 - A última pessoa com quem falou hoje
Vapes

2 - A última coisa que falou
"Você é doente! (risos!!!!)"

3 - O último pensamento
"O Thiago me paga, mas vou fazer mesmo assim!"

4 - A última pessoa com quem brigou
Vapes

5 - A última pessoa que se reconciliou
Vapes

6 - A última pessoa que falou de Deus pra você
Sheila, uma amiga da  faculdade, hoje de manhã por MSN

7 - O último lugar que você gostaria de estar
No calor africano

8 - O último filme que assistiu
Gremlins

9 - O último livro que leu ou que está lendo
Calvin & Haroldo (Estranhos Seres de Outro Planeta)

10 - O último presente que ganhou
A coleção completa do 007, com os 21 filmes

11 - A última coisa que gostaria de estar fazendo
Trabalhando atrás de uma mesa de um escritório qualquer, com mil pendências e telefonemas para retornar

12 - O ultimo telefonema feito ou atendido no seu celular ou telefone
Para  Vapes, para saber o que íamos almoçar

13 - O último conselho que deu e pra quem deu
Pro Thiago Gagante, para curtir o luto, pois luto é transformação.

14 - A última vez que chorou e por que
Ontem a noite, lendo o post da Leticia sobre nossa amizade e sua homenagem a mim

15 - O que faria hoje se fosse seu último dia de vida?
Nao sei. MESMO! Eu vivo cada momento, curtindo o que posso. Se eu morresse hoje, morreria feliz.

16 - Você tem uma mania?
Sim, quebrar correntes!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Primeiro Post


Esse é o Primeiro Post do resto da minha vida.

Que trágico, né? Mas na verdade, é a primeira vez que eu vou escrever alguma coisa depois do meu aniversário.

Não que eu vá escrever alguma coisa de interessante... é apenas uma forma de expressão.

Mas dizer que meu blog é uma expressão dos meus pensamentos mais loucos e viagens aos fantásticos mundos de Bobby seria redundância, pleonasmo, tautologia.

Eu acho que estou é com preguiça de escrever.

ENFIM..... vou ler Calvin & Haroldo e ver Heroes... depois eu viajo mais aqui.

sábado, 1 de novembro de 2008

Ontem à Noite eu...


...sai com uns amigos e me joguei na Bubu! Estivemos, antes, no aniversário de 53 anos de uma pessoa maravilhosamente transloucada e divertida, com uma energia fenomenal e contagiante. Preciso tirar o chapéu pra Neusa, uma mulher dinâmica que inspira qualquer um que a conheça.

Depois, mesmo com a chuva, me joguei na Boo-Boo! Um dos meus amiguinhos (Jeci) resolveu não ir. Mesmo sentindo falta, decidimos ir os 05 restantes do grupo. Afinal, apenas eu e Vapes moramos em Sampa e não achamos digno (viu Airborne? - risos) deixar de ir, mesmo destruídos de nossa ida ao Hopi Hari anteontem (aliás... deepcionante. Mas eu comento depois).

Parece que, quando chove, as bichas ficam todas com medo de derreter. Já eram, exatamente, 01 da manhã, quando entrei na casa. A pista de baixo havia acabado de abrir e, mesmo assim, a pista de cima estava transitável. Sim... poderíamos andar tranquilamente pelas pistas, sem ter que empurrar demais as pessoas. Estavam ambas cheias, mas não SOCADAS de gente, como de costume. Deveria chover sempre na sexta-feira a noite (ahahaha).

Ao longe, uma pessoa desconhecida pessoalmente embalava-se na música alucinante. Reconheci, pelas fotos, nosso colega blogueiro Paulo, do "Enquanto isso, num cantinho escuro na minha cabeça...".  Havíamos nos falado mais cedo e sabíamos que nos encontraríamos. E foi legal conhecer pessoalmente alguém que divide pensamentos conosco na arte de blogar.

Paulo, aqui fica o "muito prazer" registrado (eh eh eh eh). Ele ainda conheceu, de quebra,  Vapes, que estava dançando comigo.

A propósito, eu fico meio louco com a música e posso tê-lo visto mais algumas vezes, mas fico tão dentro do meu fantástico mundinho de Bobby que posso não ter falado com ele por não tê-lo enxergado de fato. Coisas das minhas múltiplas personalidades.

Enfim... saímos BEM CEDO (03h da manhã) pois a gente ia virar abóbora: o estacionamento iria fechar e eu "usei" como desculpa para não virar a noite.

Em tempo, recomento visitar  blog de um dos meus amigos de Salvador que estavam na Bubu comigo: Olavo, do Olavianos.  Eu iria recomendar o "Ten O'Clock Tea", mas o cara não posta há DOIS ANOS! Não merece menção honrosa, né? (ah ah ah ah ah)

[off topic] Meu niver tá chegandoooooo! É amanhã!!! É amanhã!!! É amanhã!!! É amanhã!!!