segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Cadaverina e Putrecina

Lá estava eu num almoço entre amigos e parentes de uma amiga minha da Terrinha do Axé. Pessoas que eu não conhecia até então, mas que me receberam alegre, educada e simplesmente. Papos triviais, agradabilíssimos, embalados por Diana Krall em seu apaixonante piano, quando o assunto chegou: "não comemos carne vermelha".

Apesar de ser cada vez mais natural, eu ainda não me acostumei com a idéia de pessoas que não comem carne. Algumas simplesmente abriram mão da carne por achar ser esta uma dieta mais saudável. É o caso desse casal que acabei de conhecer. Ambos da área de comunicação, entusiastas da gastronomia, deixaram de comer carne após terem a informação de males que a carne pode vir a lhes causar. Nesse caso, os admirei ainda mais. São pessoas que basearam sua decisão em algum tipo de pesquisa e não são, simplesmente, "vegetarianos políticos".

Esses são os que me irritam. São aqueles discursantes sobre a crueldade no tratamento dos animais. Que não comem a carne porque o boi supostamente foi maltratado e submetido a níveis extraordinários de stress, antes de ter sua garganta degolada por facas afiadíssimas e sangrar até a morte.

Uma das vezes que cruzei com um desses chatonildos de plantão, ele veio me falar que a carne bovina, a partir do momento que é morta, gera substâncias chamadas putrecina e cadaverina. Essas substâncias são responsáveis pelo apodrecimento da carne e "podem" ser preudiciais para o organismo humano. Atenção para o verbo PODER, ou invés da utilização do verbo SER. Minha bisavó morreu, em 1991, com 102 anos de idade. Comeu carne sua vida INTEIRA e eu lembro, ainda, que mesmo sem dentes, ela adorava comer carne com farinha, lá no interior de Sergipe. Em outras palavras, eu vou, SIM, continuar comendo carne.

Claro que, sendo escorpianino nato, não perdi a oportunidade de dizer que a partir daquele momento eu iria, apenas, comer carne maturada. Que eu não sabia que era assim. Claro que estava exagerando, mas o prazer de ver a cara de horror e nojo dele foi melhor que uma bela picanha argentina ao ponto. Nossa... deu fome!

No som: Star, de Kylie Minogue
Na TV: quarto episódio da primeira temporada de True Blood me espera

9 comentários:

  1. Bah, eu faço parte do grupo que não come carne vermelha, nem branca, nem mini chiken nem nada que envolva carne animal. Eu concordo totalmente com sua opinião. Acho que pra mudar o mundo, vc deve começar consigo mesmo, mas não é enfiando informação pra quem não quer conhecer que podemos interferir na dinâmica do mundo! Claro que cada organismo reage de uma maneira, prova inconteste disso é que podemos viver com ou sem carne! Talvez o prazer de saborear um Big Mac e ter um câncer em seguida seja mais interessante que viver durante anos comendo brócolis, carne de soja, tofu, enfim...Gostei do seu post!

    ResponderExcluir
  2. Carnívoro assumido aqui também! Tenho algumas amigas que não comem carne vermelha, algumas por questões de saúde, mas outras justamente por isso que você citou, pelos maltratos aos bichos... Já nem discuto mais, deixo sempre um filé de frango na geladeira pra hora que elas aparecerem!


    abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Olha, tenho até dó dos Bichinhos, mas ao tentar viver sem carne eu tive um princípio de anemia. Então, baseado em fatos científicos, vou comer sim!

    ResponderExcluir
  4. Oi, querido! Duas coisas:
    1) Se vc algum dia pegar pra ler (veja bem, eu disse 'pegar' e não 'pagar') a 'Revista dos Vegetarianos' (está em todas as bancas) vai ter uma convulsão... e nunca queira saber tb o que é um 'vegano'...
    2) 'True Blood' é tuuuudo, né não? Simplesmente amo aquele sotaque caipira numa história de vampiros modernos, totalmente nonsense!!!

    ResponderExcluir
  5. owww brow valeu pelso comentarios, vc sempre muito gente boa!! :D

    abracao!!

    ResponderExcluir
  6. obrigado amigo
    fico feliz que tenha gostado

    ResponderExcluir
  7. hauhsuhaushauhsuhauhsa
    bom...
    vou contar um causo meu...
    estava eu almoçando com uma amiga e uma conhecida dela....
    e a menina me solta um " eu não como nenhum tipo de carne"
    e eu simplesmente perguntei o porquê disso....
    e não é que a menina se estressou comigo?
    só pq eu perguntei se ela era vegan ou se ela curtia um ovinho e tals....
    aí eu falei que o ovo é uma crueldade com a galinha [ pela visão que as bichinhas passam a vida toda numa gaiolinha só comendo e botando ovo... mas aí falei pra ela que a vaca era para quase o mesmo fim...]
    então a menina vem e me fala " ahn, mas os ovos não vão virar galos/galinhas num futuro...
    e eu completo com um " em uma fazenda sem o fim da indústria que vende ovos, talvez teria"
    [ aí começou a brincadeira do " e se"]
    ela: " ahn, ams os ovos não são galados"
    eu: " mas poderiam ser"
    ela: " mas isso é uma atrocidade"
    e eu querendo perguntar.... "querida, vc mataria todo homem que ejacula se vc olhasse por um ângulo que diz que todos os espermatozóides deles poderiam ser um futuro ser?"
    bom... aí eu fikei roxa e rindo sozinha..... e paguei de louca... ahsuhaushauhsuha [simsim, total "Legalmente Loira"]
    bjobjo

    ResponderExcluir