domingo, 7 de dezembro de 2008

A Fumaça Alheia


Vou direto ao assunto: uma coisa que me irrita profudamente são fumantes em ambientes de alimentação. Tá... fumantes me irritam de uma forma geral, porque eu tenho ojeriza a cigarro, mas quando eu estou tentando saborear um prato, isso fica mais evidente porque meu humor se altera e eu fico com vontade de sair gritando (Ai meu superego).

Ontem eu estava com Vapes, Folsildi e Fonato numa cantina italiana no bexiga e pedimos, claro, pratos que nos satisfazeriam sem maiores problemas. A cantina é uma graça, os garços trabalham lá há tempos e têm um atendimento nada formal, mas são educados e prestativos. O lugar tem alguns problemas de decoração, mas foda-se... eu estava lá pra jantar e gostaria de fazê-lo sem maiores irritações.

De repente, na mesa ao lado, duas pessoas sacam um maço de cigarro e começam a fumar como se estivessem em sua própria sala de estar.

PERAÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍ: vocês acabaram de comer, mas eu estou APENAS começando. Eu quero ter um pouco de sossego e poder saborear minha comida em paz. Eu não vou incomodar você solfejando o último sucesso da Britney Spears ou batendo palmas alta e estridetemente. Nem mesmo vou chegar a seu lado e vomitar, com os olhos vermelhos de raiva, e dizer "ops! cigarro me faz vomitar" (embora ontem eu tive MUITO essa vontade em replay na minha mente todo o tempo que o cigarros deles estava aceso).

Sinceramente! Precisa mesmo você ter que expor pessoas do mesmo ambiente à sua produção diária de fumaça? Onde fica o senso comum? Me irrito. De verdade. Tentei abstrair. Afinal de contas, eles têm o direito de fumar alí, já que a casa não proíbe tal ação.

Falei até com o DONO do lugar, mas ele me disse que não tem como proíbir, já que não tem conhecimento se a tal lei que proíbe o fumo em lugares fechados já foi homologada.

Segundo O GLOBO de 28 de Agosto de 2008 (clique aqui), desde maio, a legislação estadual proíbe o uso de cigarros e equivalentes em bancos, hospitais, escolas, faculdades e repartições públicas. No início deste ano, uma lei municipal proíbe as pessoas de fumar de charutos, cachimbos e cigarrilhas em restaurantes.

A Folha de São Paulo do mesmo dia (clique aqui) diz que Serra (atual governador do estado) assinou projeto de lei que proíbe fumar em bares e restaurantes em SP. Conversando com o Vapes, ele me disse que, normalmente, a assiatura do prefeito, governador ou presidente é a última coisa para uma lei entrar em vigor. Se for, já tenho uma arma contra restaurantes que ainda permitem o tabaco em suas instalações.

Engraçado é quando viajo no mundo de Bobby (que novidade!!!) e fico pensando em comprar um daqueles apitos de guarda de trânsito. Pra usar quando alguém estiver fumando perto de mim. Sei lá... eu fico pensando num diálogo mais ou menos assim:

(depois de vários apitos estridentes, percebo os olhares furiosos dos fumantes)
O Menino que Voa: nossa.... está incomodando, né?
Fumante: (em alto e bom som) ESTÁ, SIM!!!!
OMQV: pois é! sua FUMAÇA também! Mas á que eu tenho que sentir o fedor da sua fumaça, você ouve o ruído do meu apito.

Mas isso não seria educado e, às vezes, eu queria ser BEEEEM mal-educado pra cuidar dessas situações de uma forma que meu superego não se importaria.

A tempo, eu não desgosto dos fumantes. Tenho vários amigos que são, infelizmente, usuários desta m3rd@. Mas eles, pelo menos, me respeitam. Nao fumam em minha casa e, se estamos numa barzinho, eles procuram se posicionar de uma forma que a tal fumaça não venha pro meu lado.

Pronto! Desabafei! Estava PUTO ainda com isso.

No iTunes, Zazie canta On Eteint (Live 2007).
Na TV, alguns episódios da 8ª temporada de Smallville me espera.

10 comentários:

  1. Sim, dá próxima vez dá um toque para o garçon, e diga que o estabelecimento está sujeito a multa por conta disso.

    Essa lei proíbe a reserva de espaço para fumantes se esse espaço não tiver uma divisão. Já vi vários restaurantes que a area de fumantes é no mesmo ambiente, eles apenas afastam o público, isso também está proibido.

    O Valpes está certo, normalmente assinatura do governado, prefeito ou presidente é a última coisa para a lei entrar em vigor, mas ele tem direito ao veto, quando isso ocorre a lei volta para analise dos legisladores, que tem a opção de acatar ou não o veto do executivo e fazer as devidas correções, fazendo isso a lei volta para o executivo, mas ele por sua vez não tem mais direito de vetar, e caso ele se recusar a assinar, a a lei pode se assinada pelo presidente da mesa do legislativo.

    ResponderExcluir
  2. eu odeio cigarro tb.


    heyyy, eu quero um pseudônimo tb!
    : )


    voltei!

    ResponderExcluir
  3. eu particularmente apesar da rinite não me incomodo, e na verdade a fumaça geralmente tende a me perseguir, seja ela qual for... cigarro, incenso, qualquer coisa...

    de qualquer forma, eu acho de bom tom quem fuma se "situar" pra ver se não tá incomodando ninguém ao redor, nesses espaços... já ke em boates a gente não tem mesmo como escapar...

    e num tinha área de não-fumantes lá não?? NÃO ACEITO!!!

    ResponderExcluir
  4. mas e aquela lei que ia proibir os fumantes em qualquer lugar publico? sai ou não sai?

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente ODEIO cigarro.
    Quer ver me irritar é cheiro de cigarro na MINHA roupa.
    Pq fumante é raça filhadaputa: eles fumam e nós ficamos com aquele cheiro horrível em nós.
    Merda!

    ResponderExcluir
  6. olha so, nao sabia dessa lei, acho otimo.
    Aqui na Europa nao se pode fumar em nenhum lugar fechado, so na rua MESMO, e pelo menos o povo respeita a lei. Acho nada mais que justo.

    ResponderExcluir
  7. fumar em lugar público é falta de educação! odeio pessoas mal educadas!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou fumante, mas sempre tive a educação de guardar a fumaça somente para mim.
    Se os fumantes , em geral, fossem mais educados nao seria necessária a criação de leis para proibir o fumo em ambientes fechados.
    Muitos fumantes se irritam com comentários sobre cigarro, eu não.
    Tenho plena consciência do meu vício e respeito os demais.
    Os fumantes que se irritam com comentários são os tais "mau educados" de que falei.
    Continue reclamando sim...é um direito seu...pois afinal é absurdo fumar em lugares fechados!
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  9. Eu ODEIO cigarro e cheiro de cigarro.
    Odeio ir dançar e chegar com minha roupa com cheiro de cigarro impregnado.
    Ódio.
    MORTE AOS FUMANTES!
    rs...

    ResponderExcluir